Esse texto, trata-se de um relato de um indígena, retirado do site http://www.indioeduca.org/?p=863
Ao dizer que na comunidade indígena a educação escolar e de forma diferenciada, cabe-nos uma explicação. Primeiro, nós temos diretos de escolher o professor que nós queremos para dar aula a nossos filhos, e isso é claro alguém do mesmo povo. Para que isso fosse aceito, muitos trabalhos tiveram os professores indígenas. Ao conversar com uma liderança que não é professor, ele me disse que a luta pela educação indígena começou pouco depois dos movimentos de luta pela Terra, segundo ele os professores começaram um movimento com o tema: Que Escola Temos e Que escola queremos, onde foi reconhecida nossa educação diferenciada.
Mas em nossas aldeias temos a educação primordial, que é a educação indígena. Esta vai além dos conhecimentos escolares e acadêmicos. Essa educação ensina a ética, o comportamento, e o cuidado com a família. Esse modelo de educação supera os das grandes cidades em muitos casos. Um exemplo bem claro é o cuidado com a família. Nas grandes cidades você vê crianças abandonadas, idosos sendo maltratados entre outros. Nas comunidades indígenas, nenhuma criança fica órfã, se u acaso o pai e mãe morrer de imediato a criança é assumida por alguém da familiar, sem tramites judiciais. No mesmo caso acontece, por exemplo, quando nossos avôs vão ficando velhinho, um dos filhos fica com ele, ou vem um netinho para cuidar deles.
Nesse sentido a Educação Indígena se diferencia pelo aspecto ético, comportamental e pelos princípios familiares. E Educação escolar indígena, que não resume em sala de aula, tem como principio formar os indígenas para a vida profissional e acadêmica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário